sábado, abril 22, 2006

PARCERIAS EXEMPLARES
















Temas 3 e 4: Parcerias Exemplares no Uso Sustentável da Biodiversidade: a difícil tarefa de conciliar interesses.

1. Vantagens da parceria. A biodiversidade não é consumida em qualquer comunidade, não é consumido no local – a parceria é fundamental para acessar o mercado. Não podemos depender somente dos produtos utilizados para nosso consumo. A parceria elimina a figura do atravessador e as associações negociam com empresas. Parceria também contribui para a descoberta de novos produtos, para a melhoria na qualidade da produção; para agregação de valor na comunidade; apoio às comunidades para investir na melhoria de equipamentos e processo produtivo. Mas as comunidades não foram chamadas para discutir repartimento de benefícios.

2. Tradução cultural empresas-comunidades. Trabalho de tradução das características do setor privado para as comunidades. Melhorar a participação no mercado – é preciso outro modelo porque com o atual não funciona. Comunidades enfrentam o mesmo problema das empresas – desconfiança. Dificuldades: definir os interlocutores, no governo e na comunidade; evitar a dependência da comunidade à empresa em função da exploração de um único produto; comunidades têm que aproveitar a demanda pelo produto para se estruturar porque pode acabar. Construir uma teia de relações de confiança e transparência.

3. Critérios para boas parcerias. Parcerias não podem ser pensadas somente na produção; faltam políticas públicas; respeito ao modo de vida das comunidades; cadeia produtiva, não somente fornecedores de matérias-primas; sustentabilidade do processo – manejo; certificação; encontrar outros parceiros a partir de um; transparência entre as partes e definição clara de papéis; modelo diferente do convencional.

4. Andirobal do Marajó. Desequilíbrios entre as comunidades. Enquanto algumas têm territórios protegidos e desenvolvem projetos econômicos, outras têm seus recursos e territórios ameaçados. A andiroba é a base de sobrevivência e de saúde do Marajó; catam amêndoas no rio porque donos da terra não permitem acesso; prensas piratas - exploração nas prensas não implica em conhecimento tradicional; priprioca é uma lenda marajoara – quem decidiu usar o nome sem que eles recebam nada por isso? As comunidades não querem parceiros, querem sócios.

5. Ambigüidade das motivações. Analisar a ambigüidade das empresas: motivação comercial e responsabilidade social corporativa; aspecto de provedor e comercial; às vezes substituem o governo. Motivação das empresas interfere na comercialização e no formato. Falta de empreendedorismo e de capacidade de gestão.

6. Síntese. Princípios e fatores críticos de sucesso: (i) clareza – visão do projeto, qual o modelo de desenvolvimento, qual a visão de conjunto; (ii) definir metas e objetivos com clareza; (iii) acordar expectativas entre parceiros – definir o papel de cada parceiro; (iv) relação de confiança – poder brigar.

Frases:
"Aos troncos e barrancos, estamos avançando" – Manuel Cunha.
"As comunidades não querem parceiros, querem sócios". "Queremos ser tratados como animais em extinção" – Edna Marajoara


Nenhum comentário: