domingo, abril 08, 2007

REPERCUSSÃO


Esta foto foi tirada quando eu estava andando com Chico pelo Seringal Cachoeira em setembro de 1988. Nesta entrevista ele contou as estórias sobre o caboclinho da mata que a Glória Perez mostrou de maneira genial.

Aqui estão algumas das mensagens que recebi, no blog e no email, desde que começou a parte final da minissérie Amazônia. Agradeço. Fico feliz em saber que a história está repercutindo e que as pessoas percebem como ela é importante e verdadeira até hoje.


.........................................
Mary, minha celebridade preferida,
Adorei o capítulo de ontem da série Amazônia, da TV Globo. Em primeiro lugar pelo reconhecimento do seu maravilhoso trabalho em rede nacional. O curioso é que arrumaram uma atriz que se parece demais contigo, principalmente aquela jovem antropóloga que conheci há tanto anos na quente Cuiabá e que morava em uma casa ótima na beira do rio. Pena que a sua personagem só apareceu no penúltimo capítulo - a série termina hoje, uma sexta-feira santa. Mesmo assim deu para a parte do Brasil que desconhece o seu trabalho saber o que você fez. A gravação do Encontro Nacional dos Seringueiros foi impressionante. A sua obstinação - admiro demais isso - é algo maravilhoso. Aliás, a série da Glória Peres foi impressionante. Parabéns. Gostaria de fazer um pedido. Você poderia me enviar em meio digital a sua tese sobre o Chico Mendes. Lembro que você me deu, mas perdi em uma das minhas mudanças. Até gravei em um CD, mas não consigo encontrar. Tem umas 10 pessoas que já me pediram para ler. Tudo depois da série Amazônia. Carlos Honorato.

.............................................
Mary, foi fantástico o final da minissérie!!!!. Mas pena que não colocaram mais informações preciosas que você sabe; mas foi muito boa a história. O que fiquei impressionada foi como a atriz, a Silvia, te retratou; ela estudou teus movimentos, nossa, parecia que era você atuando na tela. Adorei. Será que vai ter o documento em algum lugar para comprar? Vale a pena, pela mensagem e sobretudo pela luta que se realizou na época e que hoje pouco lembramos do ocorrido e sobretudo o Brasil, que poucos conhecem essa sua participação e a luta do Chico. Parabéns!! Para você a toda a equipe da Globo. Beijão, Elsa Mendosa.

...................................
VICTOR deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ELOS ENTRE GALVEZ E CHICO MENDES": Ainda acredito em dias mais justos no Brasil mesmo meio a impunidade, quando vejo verdadeiros brasileiros como você e Chico Mendes que não se calaram diante das injustiças sobre o povo. Parabéns pela bela amizade que teve com ele, pelas oportunidades e o teu amor pela sua causa.

.................................
A. Campos deixou um novo comentário sobre a sua postagem "DE GALVEZ A CHICO MENDES": Adorei a minissérie Amazônia, parabéns Glória Perez, que tal você um dia fazer uma novela em Belém-Pará! Para sair da mesmisse Rio sempre Rio e às vezes São Paulo. Sou cearense mas tenho muito carinho pela região da Amazônia que é sempre esquecida e tem uma cultura indígena bem bacana. Abraços e obrigada.

..........................
Juliana D. deixou um novo comentário sobre a sua postagem "DE GALVEZ A CHICO MENDES":
Olá Mary. Gostei muito do seu blog. Vou começar a visitá-lo mais, pois gosto bastante de Antropologia, mas creio que ainda esteja presa aos livros e não aos fatos. Abraços e Boa Páscoa.

.....................................
leonardo souz@ deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O ACRE DE RAIMUNDÃO E BINHO":
Oi gostei do documentário, queria saber se vc mary é amiga do chico mendes que apareceu na minisserie e se este raimundão é aquele amigo de chico mendes, líder do sindicato juntamente com chico? resolvi procurar documentários sobre chico mendes e sua história por que acho que pessoas que lutam por um ideal comum em pro do trabalhador devem sempre ser lembradas como heróis. Este é um simples comentário de um adolescente de 17 anos. Obrigado por tudo, o brasil precisa deste resgate da nossa história.

.....................................................
olho de rua deixou um novo comentário sobre a sua postagem "IDENTIDADE VIRTUAL":
Hoje, assim que acordei, pela primeira vez quis compreender melhor a causa dos seringueiros e tudo sobre o líder Chico Mendes. Acontece que assisti (acompanhei capítulo a capítulo da minissérie Amazônia de Glória Perez). Ao digitar no Google o nome da minissérie, deparei-me com seu blog, D. Mary. Acontece que ao dar uma breve olhada nele, fiquei sabendo que vc esteve muito tempo ao lado de Chico Mendes e isso me encantou e digo que vou ficar um bom tempo vindo aqui pois quero ler todo o seu blog. Como já li a sua introdução, resolvi comentar aqui. Fico seu amigo desde já. "Conversando" com você, prá mim, é como estar conversando com o próprio Chico Mendes. Abraços
.