terça-feira, fevereiro 21, 2006

MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA

De Gainesville, Flórida

 

"Alternative Visions of Development:

The Rural Social Movements in Latin America"

23-25 de fevereiro 2006

 

Este é o título do seminário que o Centro de Estudos Latino Americanos da Universidade da Flórida está organizando essa semana aqui em Gainesville e Leonilda Zurita será uma das palestrantes. Ela é secretária executiva do Cocamtrop (Coordinación Campesina de Mujeres del Trópico) e senadora suplente pelo MAS (Movimento al Socialismo) da Bolívia. Foi presidente da Federación de Mujeres Campesinas de Bolivia 'Bartolina Sisa'.

 

Representantes de movimentos sociais do Brasil, Peru, Guatemala, Ecuador, Colômbia, México, Nicarágua e pesquisadores de várias universidades vão apresentar seus trabalhos. O evento é parte das comemorações dos 75 anos do Centro que acontece este mês. A programação completa pode ser acessada neste link: http://www.latam.ufl.edu/about/index.html

 

A perspectiva da conferência é interessante e está sintetizada no texto de abertura:

 

"Os movimentos sociais rurais na América Latina têm se destacado como os mais fortes críticos do neoliberalismo e os que apresentam melhor organização. Procuram articular novas visões do desenvolvimento na linha de que 'Um Outro Mundo é Possível'. A conferência vai focar nas visões alternativas que estão emergindo de camponeses, sem terra, indígenas, mulheres, movimentos ambientalistas e por comércio justo. A conferência vai também procurar oferecer uma análise atualizada do significado e do futuro destes movimentos, e é uma oportunidade única de troca entre ativistas e acadêmicos (e acadêmicos-ativistas) baseadas em experiências práticas e perspectivas teóricas."

 

Carmen Diana Deere e o Movimento dos Sem Terra

 

Daniel Corrêa, da cordenação nacional do MST, vai fazer a palestra de abertura, na quinta-feira, falando sobre Reforma Agrária como um Caminho para o Desenvolvimento.

 

A mesa de abertura e de encerramento e toda a filosofia da conferência está sob a responsabilidade da Diretora do Centro de Estudos Latino-Americanos, Carmen Diana Deere. Ela é economista e tem grande experiência na América Latina onde realizou pesquisas sobre reforma agrária.

 

Seu último livro "Empowering Women: Land and Property Rights in Latin America," foi escrito em co-autoria com a socióloga colombiana Magdalena León, e ganhou o prêmio de melhor livro da Latin American Studies Association in 2002. É o resultado de um estudo comparativo de 12 países da América Latina onde Carmen desenvolveu trabalho de campo nos últimos 30 anos e foca na questão da concentração da terra. Em 2000 ela morou um ano no Brasil como Fullbright-Hayes Visiting Scholar no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

 

Curtas notas

 

. A convite de Carmen Diana Deere vou dar dois cursos no semestre que vem aqui no Latam: um sobre Movimentos Sociais para a gradução e outro sobre Políticas Públicas para a Amazônia (a bacia, não somente o Brasil), para os alunos da pós-graduação. Busy schedule.

 

. Reunião do Resex-Network, de pesquisadores em reservas extrativistas, vai acontecer esta semana aqui para atualizar o andamento da organização da rede.

 

. Hoje tem jantar com o antropólogo Bill Balée, professor da Universidade de Tulane, que está se candidatando a Chefe do Departamento de Antropologia da Universidade da Flórida.

 

Nenhum comentário: