segunda-feira, julho 17, 2006

O ACRE DE RAIMUNDÃO E BINHO














Xapuri, 15.07.2006

Fui ao lançamento da candidatura de Raimundão a Deputado Estadual pelo PT. Raimundo Mendes de Barros, primo de Chico Mendes, foi um dos seus mais fiéis e fortes parceiros.

Raimundo relatou que as pessoas que o encontram dizem que querem resgatar uma dívida com o Chico que tentou tantas vezes se eleger e não conseguiu. Nunca recebeu apoio maior do que o de seus parceiros de sempre. A cidade de Xapuri sempre lhe foi avessa.

Raimundão foi vereador quatro vezes e deve ter quebrado, em parte, a indiferença da cidade. Acho que tem chances de se eleger. Raimundão é, também, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Acre, o que lhe dá um importante espaço de circulação e de apoio. Também existe um consenso no sentido de que muitos se elegeram falando em defender os trabalhadores mas nenhuma liderança tradicional como a dele conseguiu esse espaço até hoje.

Juarez Leitão, jovem seringueiro de Feijó, ex-presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros foi eleito na última legislatura e é candidato à reeleição. Conseguiu votos em todo o estado exatamente porque representa um segmento com força política mas sem representação parlamentar direta.

Raimundão é um candidato histórico, tem uma luta reconhecida e, como pude perceber em Xapuri, está preparado e merece essa eleição. Quando fui Secretária da Amazônia criei o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente e idealizei uma modalidade pensando nele: liderança individual. Ele foi premiado e com o prêmio construiu sua casa em Xapuri. Agora merece o prêmio do voto e, como afirmou muitas vezes, não irá decepcionar.

Apoio de Binho

Candidato à sucessão de Jorge Viana, Binho Marques foi ao lançamento da candidatura de Raimundão. Binho foi coordenador do Projeto Seringueiro e ajudou a construir as escolas do projeto, uma delas na colocação Rio Branco, onde morava Raimundão e onde Binho armou sua rede muitas vezes.

Binho está com uma postura de candidato muito propositiva, como quem está descobrindo que fazer campanha, falar em público, fazer discurso, pode ser uma nova face de uma trajetória até agora direcionada para os bastidores técnicos e de articulação do governo. Binho fará um bom governo e, como afirmou, poderá priorizar o cuidado com as pessoas e a inclusão social, já que outras prioridades do desenvolvimento foram enfrentadas por Jorge Viana. Binho fez uma revolução como secretário de educação e poderá deixar uma marca inovadora no Estado.

Vendo Raimundão feliz, com um bonito comício de abertura de sua campanha, um dia depois de seu aniversário, cercado do apoio de outros parlamentares e do candidato a governador, não pude deixar de me emocionar ao lembrar quantas vezes cheguei exausta na colocação dele depois de 5 horas a pé de Xapuri, armei minha rede e tomei banho na cacimba antes de saborear da comida feita por ele ou por Mariazinha, para ganhar energia e seguir adiante na caminhada longa para chegar na primeira escola do Projeto Seringueiro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Separando o joio do trigo, afinal em política há que se considerar a peneira das coisas, dos problemas, das querelas. O fato é que o Acre deu certo. Tenho acompanhado escritos de jornalistas e ambientalistas do Acre e percebo claramente que Binho é o homem certo no tempo certo, assim como o foi Jorge Viana. E o tempo é sábio nas suas escolhas. Sabe da maturidade das coisas e dos povos. Reconhece as estações das idéias, da organização dos fazeres. Que o exemplo do Acre se espalhe pela Amazônia inteira. Estou de cá torcendo pelo Binho.

leonardo souz@ disse...

oi gostei do documentario,queria saber se vc mary e amiga do chico mendes que apareceu na mini sserie e que este raimundão e aquele amigo de chico mendes ,lider do sindicato juntamente com chico?
resolvi procurar documentarios sobre chico mendes e sua histori por que acho que pessoas que lutam por um ideal comum em pro do trabalhador de senpre ser lembrado como heroi ,este um simples comentario de um adolêcente de 17 anos ,obrigado por tudo o brasil presisa deste resgate da

leonardo souz@ disse...

oi gostei do documentario,queria saber se vc mary e amiga do chico mendes que apareceu na mini sserie e que este raimundão e aquele amigo de chico mendes ,lider do sindicato juntamente com chico?
resolvi procurar documentarios sobre chico mendes e sua histori por que acho que pessoas que lutam por um ideal comum em pro do trabalhador de senpre ser lembrado como heroi ,este um simples comentario de um adolêcente de 17 anos ,obrigado por tudo o brasil presisa deste resgate da

Apóstolo TDS disse...

Taí, Chico Mendes tem um primo que luta pra ser candidadot político!

No meu vê este senhor já deveria está ocupando uma cadeira em Brasília só por ser primo do Chico.

Deve ser eleito sim!

Daqui a tantos anos (digamos uns 100) os historiadores estarão querendo saber sobre os destinos dos descendentes e parentes diretos de Chico Mendes.

É melhor então, pra facilitar as coisas, que a nação brasileira reconheçam o heroísmo do líder dos seringueiros, concedendo honras a estes descendentes.

Ai sim, naquele futuro, saberão que os descendentes do herói foram bem tratados após Sua morte