domingo, setembro 07, 2008

BLOG NA GLOBO AMAZÔNIA

A partir de hoje, 7 de setembro de 2008, meu blog está sendo publicado no novo portal sobre a Amazônia da Globo:
http://www.globoamazonia.com/

Você pode achar o blog neste endereço:
http://colunas.globoamazonia.com/maryallegretti/

A agenda da floresta

A Amazônia tem tantas faces que cada um pode escolher a forma de representá-la e com ela se relacionar. Os europeus, por exemplo, gostam de ver a Amazônia a partir dos povos indígenas; a mídia, em geral, só vê desmatamento.

Eu tive o privilégio de conhecer a Amazônia pela floresta. Já havia desmatamentos, conflitos e destruição quando fiz minha primeira pesquisa de campo, no Acre, em 1978. Mas não onde eu andei, naquela época, e por onde ainda ando hoje. Era só floresta e água. E gente da floresta. O problema era escravidão, as injustas relações de traballho nos seringais.

Também foi do ponto de vista destas pessoas que comecei a analisar o desmatamento: seringueiros expulsos de suas colocações por empresas agropecuárias que derrubavam a floresta para criar gado, e líderes como Chico Mendes defendendo direitos e tentando provar o valor da floresta em pé.

Esse blog trata dessa agenda, a da floresta e suas populações.

Veja o post completo em: http:://colunas.globoamazonia.com/maryallegretti

4 comentários:

Carlos Barros disse...

Parabens pelo blog!

Anônimo disse...

Oi Mary, quero aqui te parabenizar por tão grande conhecimento que vc tem arespeito dos povos extrativista que habitam a imensa Amazonia. Por ser sensivel aos seus problemas, e forte contribuinte na luta pela conservação do meio ambiente e da permanencia de nosso modo de vida..

Luistrindad disse...

Ola doutora, gostei de encontrá-la na net, mas, fiquei triste quando li sua apresentação e verifiquei alguns erros de português. Outra observação que faço, é com relação a sua passagem pelo Amapá, onde a senhora colheu inumeras informações sobre clima, floresta e sua biodiversidade e nada disso a senhora fala. Um grande abraço...Luis Trindade.

Unknown disse...

Oi Mary - vi voce esses dias depois de anos na Tv, falando sobre o partido verde...
como vai voce? tenho um blog- pensar mais que nada; e meu email-fmfabrao@hotmail.com
abraço, Fatima Abrão.