segunda-feira, março 05, 2007

Indígena antropólogo







Professor Indígena defende Dissertação de Mestrado na UFPE

A etnomatemática do Povo Taliáseri (os Tariano) do Alto Rio Negro é o tema da dissertação de mestrado de Adão, professor indígena da etnia Tariano que será apresentada dia 5 de março no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. A pesquisa foi realizada em 2006, entre os detentores de saber, na terra indígena do Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira, Estado do Amazonas. O enfoque principal da pesquisa de Adão foi o sistema de numeração e os medidores do tempo visando identificar como os Taliáseri medem, e quais as unidades que marcam a passagem do tempo que gerenciam as atividades cotidianas de subsistência (pesca e agricultura) passando pelas técnicas empíricas e pelos processos cognitivos amplamente praticados por homens e mulheres desse povo indígena. Adão diz que se sente motivado para registrar esses conhecimentos acumulados ao longo dos séculos. "A necessidade de documentar sistematicamente esses saberes é importante não somente para mim, enquanto indígena do clã Mali Makaliapi, educador e acadêmico, mas para a humanidade como um todo."

Adão é bolsista do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford no Brasil, implementado no Brasil através da Fundação Carlos Chagas, e é um dos quatro professores indígenas que já concluíram a Pós-Graduação em Antropologia nestes últimos anos na UFPE, graças a um Acordo de Cooperação Técnica entre o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN). Participarão da Banca de Examinadores os professores doutores Renato Athias (Orientador e Presidente da Banca), Maria do Carmo Brandão, examinador titular interno, Antônio Roazzi, examinador externo. e juntamente com o Prof. David O'Brien desenvolveram o projeto pesquisa: Raciocíonio Lógico e Quantificacional entre os índios de Iauareté, da UFPE e da City University of New York através do Convênio de Cooperação Bilateral entre o CNPq e o National Science Foundation (NSF) dos EUA. Fazem parte da banca examinadora como suplentes, a Profa. Judith Hoffnagel, que atuou nos ano oitenta, no Campus da UFPE em São Gabriel da Cachoeira, e o Prof. Carlos Eduardo Monteiro, Diretor do Desenvolvimento de Ensino da PROACAD e coordenador da Comissão de Elaboração do Projeto de Licenciatura Intercultural da Universidade Federal de Pernambuco destinado a formar os 500 professores indígenas do Estado de Pernambuco.

O Prof. Renato Athias, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Etnicidade (NEPE), lugar institucional onde a pesquisa de Adão foi desenvolvida, juntamente com a Associação dos Educadores Indígenas do Distrito de Iauareté (AEDI) está encaminhando projeto para a SECAD, através do Prof. Kleber Gesteira, Coordenador de Apoio as Escolas Indígenas, visando a publicação das dissertações de mestrado defendidas pelos professores indígenas no Programa de Pós-Graduação em Antropologia.
Foto: Maloca do Centro de Estudos e Revitalização da Cultura Indígena de Iauareté (CERCI)

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